De presente: Sobre economia, uma visão diferente ...

Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de julho de 2013

Sobre economia, uma visão diferente ...

 (Se você só gosta dos meus posts fofinhos e cuti cuti, ou não está a fim de saber minha opinião sobre economia porque você já formou a sua, pule este poste e leia os outros.!) 


Olá.! Aqui estou eu de novo, para fazer um pequeno comentário de como está a economia. Se você leu o cabeçalho e como comecei esse post, então é porque provavelmente você deve sentir que a economia está nos sufocando, têm deixado as pessoas confusas sobre o consumo, ou você deve estar se perguntando: "porque esse ano tem sido tão estranho?"

Exemplo: você viu como as empresas estão fazendo de um tudo para vender? Vocês viram como que as grandes redes têm feito mais promoções do que o normal? Vocês viram como os seus pais ou vocês mesmos estão gastando nos últimos meses? Você viu que o dólar está alto, e que o Euro está mais ainda?

Você viu que até um cara conceituado, inteligente e com experiência de mercado como o Elke Batista perdeu ricos dinheirinhos por causa de maus investimentos?
A começar pelo Elke, que é inegavelmente um dos grandes nomes da mineração no Brasil, que a partir de um empréstimo de 50.000 reais, conseguiu construir um império gigante para si próprio e hoje está entre a almejada lista dos mais ricos do mundo. (Claps claps, esse cara é fera hein, meu?) E será que ele perdeu dinheiro porque ele foi estúpido.? Vocês acham REALMENTE isso? A resposta é não. Ele perdeu seus ricos dinheirinhos porque ele estava investindo muito alto em algum produto que ele supôs que venderia muito, porém ele como um investidor que nunca para, pegou logo o recuo da economia. (pode não parecer, mas a crise do Euro atravessa continentes rapidamente, se afetou por lá, logo logo chega aqui e para os investidores, a Europa é logo ali.!!)

A lógica é simples: Se Um não compra, o outro NÃO vende e ainda por cima, PERDE, porque fica cheio de material, que custa muito dinheiro para ser transformado em outra coisa.  

Se a indústria não cresce, NÃO significa que ela deixa de produzir, mas significa que NINGUÉM compra
Se ninguém compra, existe a diminuição da economia no país
Se ninguém compra e a indústria continua produzindo, o preço despenca e o produto perde seu valor,
Mas se mesmo assim,
Ninguém comprar,  a indústria fecha e os investidores quebram e os caras que forneciam os materiais vão vender menos material,
E se eles ficarem com material empacado no seu país, eles também deixarão de crescer, o que significa que eles também estarão quebrados.!!

  A economia então para. (Pausa dramática)
E daí começam os tormentos: os impostos aumentam (ninguém esqueceu que a Dilma diminuiu a tarifa de luz mas redistribuiu para TODAS as outras contas e gastos né?), a oferta de trabalho diminui (quando com muita sorte não existem as temidas férias coletivas ou cortes de pessoal), a inflação cresce e tudo (até os palitos.!) encarece. E o governo se ferra, porque se algum dos setores que segura a economia, quebrar, significa que não vai sobrar dinheiro e ainda vai faltar para cobrir gastos com saúde, educação, segurança.

Tá bom Ellenzinha, você falou tanto que me deu um nó na cabeça. Explica aí que que eu tenho a ver com essa bagaça ....!

Bom, eu não sei na casa de vocês, mas na minha já fizemos várias substituições de um produto para outro (até na alimentação, se o tomate estava azedo há um tempo atrás, hoje em dia é o feijão e o leite =X); quando algo quebrar ele vai para assistência técnica, você não vai comprar outro. Exemplo: se seu celular pifar hoje, amanhã você não vai comprar outro, porque provavelmente ele foi produzido fora do país, e com a crise está tendo, as fábricas vão encarecer seus produtos vendo uma alternativa para injetar dinheiro na economia e se ele for produzido no Brasil vai sair mais caro ainda, pela crise que o país está vivendo e tentando se sustentar.
E isso também influi na forma como a gente gasta o nosso dinheiro e a frase: "Eu não tenho dinheiro" começa a ficar mais frequente e você começa a brigar com o porquinho para ficar com as moedinhas dele. Os gastos supérfluos estão suspensos, ou seja, você não vai poder gastar nem um pouquinho a mais com um sabonetinho mais carinho, e se antes você consumia arte, ou saídas por aí, ou academia (se não for um caso de vida ou morte) isso também vai ser tirado de você mais cedo ou mais tarde.

Ou seja, se por um lado o capitalismo é um vilão, é ele também que sustenta uma das estruturas do país. Não que você precise virar Hippie, e catar material da rua para fazer porcaria, não, isso também não. Mas é que você vai ter que pensar mais que duas vezes para ver onde está indo seu dinheiro.

Porém meu amigo, a situação é crítica, mesmo que você diga que vai ficar trancado em casa porque só de botar o pé para fora de casa é igual a gastar, preciso te informar que mesmo sem sair de casa, você gasta. Gasta com comida, água, com luz, com telefone, celular, a tv a cabo (nesse caso, eu ainda não tive esse privilégio), gás, com INTERNET (mesmo que a de celular seja baratinho, você acaba com seus ricos créditos), IPTU (cara, eles estão cobrando até o lugar que você vive, véi.!!), aluguel, condomínio entre outros .

Se você parar para pensar em capitalismo, você verá que hoje a situação é praticamente apocalíptica.!!
Se em 2012 você estava se moendo de medo de acabar o mundo, em 2013 todo o resto está indo água abaixo.
Essa é a realidade, e o mais profundo desabafo de uma pessoa que gosta de economia, mas sente profundo medo dela.
Grande abraço.!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Sinta-se a vontade para visitar mais vezes o meu blog.